Você fala sobre sexo?

segunda-feira, 25 de maio de 2009

SEXO ENTRE AS DEZ MAIORES INVENÇÕES DA VIDA.

Bioquímico da Universidade de Londres, Nick Lane, relacionou em seu livro Life Ascending as dez coisas mais importantes já surgidas ao longo da evolução da vida sobre a Terra. São elas:
  1. Origem da Vida
  2. DNA
  3. Fotossíntese
  4. Células complexas (eucariotas)
  5. Sexo
  6. Movimento
  7. Visão
  8. Sangue quente
  9. Consciência
  10. Morte

Você pode concordar, remover ou adicionar algum elemento que sinta falta como : o sentimento, a sinapse, reprodução, etc.
Na verdade a posição do sexo como a quinta coisa mais importante já surgida pode ser um exagero ou uma injustiça. A depender da importância que você dá a ele. Para alguns ele ficaria na primeira posição muito, mas muito longe mesmo do segundo lugar. Outros não colocariam o sexo nem na lista das 100 coisas mais importantes ( será possível isso?).
A nossa intenção não é polemizar o artigo do bioquímico, mas mostrar aos leitores que por mais que se tente ignorar, a sexualidade está no nosso dia-a-dia. Mesmo de olhos fechados ela se faz presente.

sábado, 23 de maio de 2009

APRENDENDO DE OLHOS ABERTOS E OUVIDOS TAPADOS!!


Mais uma vez temos a explícita demonstração que começamos a educação sexual dos nossos jovens tarde demais. Já não bastasse os índices altíssimos de gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, promiscuidade sexual e precocidade sexual, todas revestidas de completa desorientação e falta do mínimo de conhecimento sobre sexualidade.Ou seja, nossos jovens estão completamente perdidos, inseridos em um universo onde a sensualidade utilizada vulgarmente vem explodindo qualquer alicerce de uma base sexual bem montada.
Um grupo de pesquisadores pernambucanos realizaram um estudo muito bem estruturado, utilizando um questionário validado, investigaram entre 4210 adolescentes da rede pública de Pernambuco conhecimento sobre o uso de contraceptivo de emergência
. Pasmem, a maioria relatou ter utilizado o método, no entanto apenas cerca de 22,1% o fizeram de forma correta.
E tem mais, as moças tem mais chance de conhecer o método e os alunos do interior têm 68% menos chance de conhecer o método que os alunos da capital.
Não vamos entrar na discussão filosófica, religiosa ou científica dos métodos contraceptivos. Mas sim reconhecer que quando falamos em qualquer aspecto relacionado aos prejuízos decorrentes de atividade sexual de forma errônea ou prejudicial, nossos jovens ocupam uma posição de completa ausência de proteção e orientação.
Enquanto continuarmos com a blindagem da sexualidade no ensino fundamental e médio, teremos adolescentes atolados nos índices negativos dos agravos relacionados à sexualidade.
O pior é que pais impõem essa barreira na orientação sexual, mas expõem seus filhos aos apelos divergentes que existem nos meios de comunicação mais acessíveis às nossas crianças e adolescentes.


quarta-feira, 20 de maio de 2009

CÂNCER vs ÁGUA E SABÃO


Isso mesmo, estamos diante de uma guerra. O câncer de pênis vem acometendo cada vez mais homens no mundo, e o Brasil ocupa a liderança em número de casos de câncer de pênis. E advinhem que região tem os maiores índices dessa patologia, o Nordeste. O Maranhão é o estado de maior incidência de câncer de pênis. Lá ocorre cerca de 1 caso novo de câncer de pênis a cada 13,7 dias. No Brasil são cerca de 1000 amputações de pênis por ano. Assustador não?
Pois bem, essa doença tem um grande fator a nosso favor, A PREVENÇÃO!!!! Basta higiene adequado, com limpeza local do pênis, com exposição da glande, uso de sabão ou sabonete, sempre que tomar banho, se masturbar, ou após a relação sexual, para evitar essa doença mutilante. Quem não consegue expor a glande deve procurar ajuda médica. A higiene fica prejudicada nesses casos. Além do mais, boa higiene evita doenças, preserva a saúde e evita constrangimentos.
Até mais!

Entendimento sobre sexualidade

Quando falamos sobre sexualidade, a idéia imediata que surge é em relação ao ato sexual propriamente dito ( com suas várias sinonímias : fazer amor, coito, transa, cópula, etc.). Na verdade sexualidade é um universo muito além do ato.
Ela engloba comportamentos, atitudes, não só relacionados ao sexo, mas a sua personalidade, auto-estima, conhecimento sobre seu corpo, sua anatomia sexual, a fisiologia reprodutora. Com isso a sexualidade aglomera higiene sexual, proteção preservação da sua saúde.
Portanto, sexualidade é uma imensidão de fatores que ultrapassam a situação do ato entre dois corpos. A sexualidade começa individualmente, com seu comportamento.


terça-feira, 12 de maio de 2009

INICIANDO!!!!!

Estaremos iniciando hoje uma série de conversas abertas sobre sexualidade. O objetivo não é orientação sexual, mas um PAPO ABERTO sobre sexo com o direcionamento de comportamentos positivos na perspectiva de preservar a saúde e o bem estar dos envolvidos nesse ato de amor e prazer.

Sejam muito bem vindos!